Regras Punhobol

logo-antigo-cbdtaltaRegras Punhobol

Em uma quadra divida ao meio por uma linha – a 2 metros de altura para homens e 1,90 m para mulheres – por uma rede, ou fita, ou corda, colocam-se frente a frente duas equipes de cinco jogadores. Cada equipe tem por objetivo rebater a bola sobre a rede (fita/corda) de maneira a impedir ou pelo menos dificultar a sua devolução pelo adversário. Uma jogada perdura até que uma das equipes cometa um erro ou haja outro tipo de interrupção. Cada erro de uma equipe contabiliza um ponto positivo para a equipe adversaria. Vence o jogo a equipe que: em um jogo por séries vence dois ou, no máximo, cinco séries (“sets”) em um jogo por tempo, obtém o maior número de pontos

A Quadra

A quadra é um retângulo de 50 m de comprimento por 20 m de largura. O chão deve ser composto por um gramado horizontal plano.  É dividida por uma linha central em dois campos de 25 m, um para cada equipe.

Paralelamente à linha central e a 3 m da mesma marca-se uma linha de saque em cada campo. As linhas limítrofes pertencem ao campo – a linha central pertence a ambos os campos de jogo. Entre dois postes verticais, livremente posicionados nas intersecções da linha central com as linhas laterais é esticada uma rede ou fita a 2,0m de altura, com uma largura de 3cm a 6 cm – a altura da rede para o naipe feminino adulto é de 1,90m.

Jogos sob iluminação artificial são permitidos.

campo

A Bola

ed8cb7d1c81e4e2b611c0518df94c1ac

A bola de punhobol é oca, uniformemente esférica e completamente pressurizada. Sua cor básica é a branca, com no máximo 20% de área colorida dividida em vários pontos da superfície.

  • Peso da bola: 350 a 380 gramas
  • Circunferência: 65 a 68 cm
  • Pressão de ar: 0,55 a 0,75 bar

A Equipe

Cada equipe conta com cinco jogadores e três reservas. Os oito jogadores podem ser trocados livremente, isto é, sem limites de substituições. Somente podem ser efetuadas pela equipe que vai dar o saque, depois de concluída uma jogada e mediante prévio aviso ao juiz. Os atletas substituídos e substituintes devem sair e entrar na quadra pela altura da linha de saque do próprio campo.

Duração do jogo

O jogo termina quando uma equipe vence a maioria dos sets disputados (2 ou 3 sets, em um jogo de 3 ou 5 sets). Um set é vencido logo que uma equipe obtém 11 pontos com diferença mínima de 2 pontos. Caso contrário, joga-se até que haja uma diferença de 2 pontos. O set, entretanto, termina quando uma equipe atinge 15 pontos.

O Jogo

100

Todos os pontos começam com um saque. Diferentemente do vôlei, a equipe que errou é quem sacará o próximo ponto. Vale lembrar ainda que qualquer jogador pode sacar – não há obrigatoriedade de ordem. Tocar na rede, fita ou corda, bem como nos postes e jogar a bola para fora das linhas da quadra equivale a um erro.

O jogador que for rebater a bola tem que fazer isso com os punhos ou com o braço, e apenas uma única vez. Quando se bate com o punho, as pontas dos dedos devem estar tocando a palma da mão. Quando se bate com o braço a mão deve estar aberta.

A bola só pode ser rebatida ao todo apenas três vezes, e só pode quicar no campo uma única vez entre cada rebatida.  Se dois jogadores baterem na bola ao mesmo tempo, contam-se duas rebatidas.

A bola deve passar sobre a fita. Se o jogador tocá-la, é ponto para o time adversário. Por outro lado, ele pode passar por baixo dela até o outro campo, desde que não interfira na jogada do time adversário.

Marcação dos pontos - quando acontece?

  • a bola ou o corpo de um jogador toca a fita ou os postes de sustentação da fita;
  • a bola bate em qualquer parte do corpo que não seja o braço de um jogador ou sua mão fechada;
  • a bola toca o solo duas vezes consecutivas;
  • a bola toca fora dos limites da quadra;
  • a bola toca o campo adversário, passado por baixo da fita;
  • uma equipe toca mais do que três vezes na bola
  • a bola passa para o campo adversário, tendo seu último toque com o solo e não com o braço, ou a mão fechada de um jogador;
  • um mesmo jogador toca mais de uma vez na bola antes que ela seja tocada por um adversário;
  • ao dar o saque, o jogador invade a área de saque (3 m ).

Bi-Campeão Mundial Masculino e Campeão Mundial Feminino
Nós amamos punhobol

Pratique Punhobol Seja Patrocinador

Download

Baixe aqui o livro de regras oficial

Punhobol Regras do Jogo - IFA- Fistball